sábado, 15 de maio de 2010

Talvez uma intervenção #1

A idéia não é fazer disso uma coluna dentro do blog ou algo assim, mas simplesmente separar um pouco as abordagens literárias da minha necessidade de divagar sobre uma série de temas. É sempre difícil trazer comentários sobre cultura ou arte sem parecer pretensioso, por mais leve que seja a forma de tratar o tema. Quando se fala, por exemplo, sobre o álbum específico de uma banda, como eu posso fazer com o Howl da banda Black Rebel Motorcycle Club, que estou ouvindo enquanto escrevo; um simples elogio ao trabalho pode parecer como um atestado de qualidade, o que obviamente não é o caso, afinal não sou de forma alguma critico musical ou algo do gênero. Mas sempre é possível deixar tudo isso de lado e falar o que se tem para falar deixando a interpretação completamente a cargo dos leitores. Talvez isso seja errado, talvez não.

Pois bem, vou direto ao ponto e falar sobre um filme que assisti há alguns dias, apesar de não ser um lançamento, muito provavelmente pode ser encontrado na locadora mais próxima, dificilmente na banquinha de DVDs pirata mais próxima. O filme se chama Amadeus e teoricamente busca mostrar como viveu o compositor Mozart, mas isso de fato ficou na teoria, como talvez devesse se esperar de um filme de Milos Forman. A linha narrativa mais interessante se desenvolve paralelamente à de Mozart, com o também compositor Salieri, que desenvolve uma intensa relação de inveja obsessiva para com genial músico. O filme utiliza esse confronto para de forma magistral tratar de assuntos como ódio, loucura, excessos e tenta escrutinizar o talento – de onde vem? Para que serve? Por que alguns o tem e outros não? – sempre com uma visão extremamente humana das situações.

Também usarei esse tipo de postagem para coisas mais descontraídas, como divagações que ache por bem não colocar em contextos literários ou algo do gênero. Mas no momento não vou fazer isso. Em breve um post diferente, mais sintonizado com a proposta central do blog. Cuidem-se.

Nenhum comentário: